|
Tratamento AcústicoA maioria das nossas igrejas, construídas a partir da segunda metade do século passado, possuem condições acústicas muito adversas à função a que se destinam: a divulgação da Palavra.
Existem múltiplas soluções para a correcção deste problema, com vários preços e diferentes estéticas. O tempo de reverberação é o principal problema acústico que se regista nestas igrejas. Ele depende da volumetria do edifício, bem como dos materiais que o revestem internamente, frequentemente o betão, mármores e outras superfícies polidas, que impedem a absorção da energia sonora. O tempo de reverberação deve de ser adequado à palavra mas também ao canto. O excesso de absorção acústica, compromete a música e o canto. (igreja da Torre da Marinha - Projectada acústicamente pela Domotron) |
Espumas AbsorventesCapela na zona de Aljubarrota. As condições acústicas eram tão adversas, que as pessoas nem conseguiam conversar no seu interior. A inicial incredibilidade perante a proposta de solução da Domotron, deu origem à total satisfação dos paroquianos.
|
Igreja Torre da MarinhaProjectada em construção e com uma elevada volumetria, foi calculada mediante software de simulação. Revestida com diferentes tipos de gesso cartonado, com diferentes perfurações e profundidades de caixas de ar. Mesmo com a igreja cheia, mantem-se uma reverberação mínima adequada ao canto.
|
Medições acústicasOs dados acústicos são recolhidos no local, através de equipamentos de medida e posteriormente trabalhados mediante um poderoso software de simulação acústica, onde são testados diferentes materiais de absorção, em função de cada caso.
|